Infrared Thermography and Flow Mediated Dilation Measure by Ultrasound as Predictors of Cardiovascular Risk

  • Edmar Batista dos Santos Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) / Pós-Graduação em Termologia Clínica e Termografia- HC-FMUSP
  • Carlo Bonasso Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
  • Luiz Kencis Junior Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
  • Naiara Caluz Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
  • Rogerio Ruiz Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
  • José Joaquim Fernandes Raposo Filho Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
  • Marcos Leal Briochi Pós-Graduação em Termologia Clínica e Termografia- HC-FMUSP
  • Luciane Fachin Balbinot Pós-Graduação em Termologia Clínica e Termografia- HC-FMUSP
  • Henrique Tria Bianco Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular.Disciplina de Cardiologia - UNIFESP/EPM
  • Tatiana A G Cunha Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Resumo

Resumo — Termografia por radiação de infravermelhos (TRIV) associada a manobra de isquemia e reperfusão foi capaz de discriminar o risco futuro de acidente vascular cerebral e aterosclerose subclínica (placas carotídeas) em experimentos anteriores. No entanto, não se sabe se o mecanismo pelo qual esses resultados foram obtidos foi devido à disfunção endotelial. Estudamos a associação entre TRIV e um método bem estabelecido de análise de função endotelial (US braquial) e avaliamos a associação entre TRIV e o Escore de Risco Global (Escore de Risco Global/Framingham). Métodos: 97 voluntários foram alocados aleatoriamente: 53% mulheres, 60 anos (24-85 anos), 60 hipertensos (62%), 10 fumantes (10%) e 21 diabéticos (22%); A TRIV foi analisada por 2 médicos que, como os outros participantes, eram cegos aos outros testes. A TRIV seguiu o protocolo: 1) obtenção dos termogramas das mãos em repouso 2) compressão suprassistólica a 200mmHg por 5 minutos do braço direito 3) gravação dos termogramas das mãos na isquemia máxima 4) liberação da braçadeira do voluntário 5) registro de termogramas a cada minuto nos próximos 5 minutos. Foram obtidas três variáveis numéricas (temperatura de rebote, taxa de isquemia máxima e taxa de hiperemia reativa) e 1 categórica (neurorreatividade, NR). US braquiais foram realizadas por um único médico experiente no método e seguiram o protocolo: 1) medição do calibre da artéria braquial em seção longitudinal a 2cm da fossa ulnar esquerda no pico da onda ECG R 2) compressão suprassistólica do antebraço esquerdo por 5 minutos 3) descompressão do antebraço 4) medição do calibre da artéria braquial durante o segundo e quinto minuto após a descompressão do antebraço. O US braquial permitiu a obtenção de uma variável numérica, Dilatação Mediada por Fluxo (FMD). Os voluntários foram estratificados por 2 cardiologistas através do GRS. Resultados: O coeficiente de correlação de Spearman (r:) mostrou uma associação positiva, significativa e moderada entre TRIV e FMD, sendo a temperatura de recuperação a variável de melhor desempenho, r = 0.52 (p <0.001). Observamos uma maior prevalência de hiperatividade simpática (NR alterada) nos voluntários com menor FMD, bem como uma maior prevalência de voluntários com baixo risco de GRS e NR normal (teste exato de Fischer, p<0,001). O ponto de corte para discriminação de indivíduos de alto risco (RGEs) foi de 1,25°C e 7,14% para TRIV e FMD, respectivamente. Conclusões: Encontramos uma correlação positiva, significativa e moderada entre os dois métodos. Além disso, nosso estudo demonstrou uma boa associação entre o Escore de Risco Global/Framingham com achados obtidos na TRIV.

Publicado
Abr 23, 2024
Como Citar
DOS SANTOS, Edmar Batista et al. Infrared Thermography and Flow Mediated Dilation Measure by Ultrasound as Predictors of Cardiovascular Risk. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 3, p. 11-17, dez. 1969. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/59>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/2358-4696/pajmt.v3n1p11-17.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es).