O presidente da ABRATERM, Dr Marcos Brioschi e demais membros da diretoria, abrem a revista com um tema super importante sobre responsabilidade profissional e publicidade em termografia, destacando a formação adequada do profissional.

A termografia é um meio promissor na avaliação do risco de diversas doenças como AVC, infarto do miocárdio e câncer de mama. Esta edição traz três artigos originais no campo da medicina preventiva com termografia, entre eles o "Estudo da temperatura emitida da face de trabalhadores assintomáticos por termografia médica", com levantamento de dados de referência de valores térmicos normais na avaliação dos ramos terminais da carótida na face. Mais um artigo da série de estudos do Dr Edmar Santos: "Infrared Thermography and Flow Mediated Dilation Measure by Ultrasound as Predictors of Cardiovascular Risk", mostrando a associação entre o Escore de Risco Global/Framingham e a Termografia; e "Diagnóstico precoce de Câncer de Mama não tem Clínica: Estudo combinado por Termografia", falando do uso de Termografia combinada a clínica e outros métodos diagnósticos como a ultrassonografia tríplice, na abordagem semiotécnica de mulheres jovens e com mamas densas.

Na série de publicações da American Academy of Thermology, o Prof Robert Glenn Schwartz, Presidente do Conselho da AAT, faz a análise sobre o equilíbrio térmico pré-exame e de um dos métodos mais comumente empregados na termografia: o cold stress test em várias situações clínicas.

E fechando esta edição um Relato de Caso do México do Prof David Alberto Rodriguez Medina e cols. descrevendo os fenômenos psicofisiológicos da termografia de face durante técnica de relaxamento em um paciente masculino de 61 anos com osteoartrite.

Publicado: 30/06/2017

Editorial

Artigos

Publicações da AAT

Relato de Caso