Editorial do 1º Número da Pan American Journal of Medical Thermology

  • Genival Veloso de França Membro Efetivo da Academia Nacional de Medicina Le gal, Brasil

Resumo

A Associação Brasileira de Termologia e as sociedades afiliadas cumprem sua promessa ao patrocinarem a edição da Revista Pan Americana de Termologia Médica (Pan American Journal of Medical Thermology) como seu mais legítimo órgão de divulgação científica, cujo destino principal é a publicação de trabalhos técnico-científicos de interesse mais relevantes nas áreas de Termologia e Termografia. Tem como compromisso, portanto, possibilitar um acesso gratuito pela web propiciando assim a mais proveitosa contribuição no que diz respeito ao intercambio e acesso aos trabalhos de seus colaboradores.


Com este propósito – o de contribuir na divulgação e ampliação dos conhecimentos na área de Termologia Clínica e Termografia e áreas afins -, espera-se muito dos colaboradores de artigos originais, relatos de casos clínicos, revisões de termofisiologia e termopatologia, notas de pesquisa e opiniões, esperando muito deles, na qualidade de professores e pesquisadores, uma contribuição efetiva e de qualidade para elevar o conceito desta Revista como um veículo comunicativo de valor reconhecido e também oferecer aos seus leitores textos de conteúdo qualificado.


Desde que a termografia de alta resolução e de precisa sensibilidade passou a ser incorporada às ciências médicas viu-se que este notável método oferece uma sequência extraordinária de possibilidades em favor da vida, da saúde e dos interesses sociais dos indivíduos e da coletividade.


A abordagem propedêutica desta metodologia, não apenas no espaço tão abrangente do diagnóstico de doenças e perturbações, mas também no seu poder de utilização às ciências forenses no conjunto probatório dos autos processuais, são fatos que dão uma boa ideia de sua inestimável contribuição. E é exatamente no momento mais desafiador e medonho, quando a legispericia é chamada nestes tempos de tumulto que se pode respirar mais aliviado com uma contribuição tão importante.


Na área medico legal a imagem infravermelha de alta resolução documentada em tempo real é um bom método de medir a termogênese nos sistema biológicos. Para alguns, mesmo que não se possa assegurar com plena certeza que alguém sente dor nem quantificar sua intensidade, pode-se afirmar a existência de algo anormal e diferente nas fibras nervosas sensitivas e simpáticas que produzem as sensações dolorosas.


Com certeza, este periódico on line vai se constituir num marco na contribuição àqueles que venham se interessar pelo tema, seja na aplicação prática do diagnóstico clínico, seja na adequação contemplativa e crítica dos peritos, hoje tão carentes de trabalhos mais específicos e aprofundados sobre este assunto. Os tratados de fisiologia e patologia, mesmo abordando os distúrbios térmicos nos mais diversas formas de  alterações orgânicas, deixam ao lado as informações que se podem ter quando da interpretação diagnóstica do método termográfico hoje utilizado.

Publicado
Jul 28, 2014
Como Citar
FRANÇA, Genival Veloso de. Editorial do 1º Número da Pan American Journal of Medical Thermology. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1, jul. 2014. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/8>. Acesso em: 19 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/2358-4696/pajmt.v1n1p1.
Seção
Editorial