Termografia aplicada ao Fenômeno de Raynaud: Artigo de Revisão Bibliométrica

  • Catia Terezinha Heimbecher Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica/Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba – Faresc, Curitiba, Brasil.
  • Leandra Ulbricht Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica/Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil.

Resumo

A termografia é um método não invasivo, sem contato físico, não apresentando riscos para o paciente ou para o aplicador. Os sensores detectam a quantidade de radiação infravermelha apresentada na superfície do corpo. Os objetivos deste estudo foram identificar protocolos para: a) verificar os que tiveram resultados positivos na detecção do Fenômeno de Raynaud e b) identificar os pontos em comum entre eles. Este é um estudo exploratório que utilizou como ferramenta a bibliometria, sendo incluídos os artigos publicados entre 2013 a 2016. Foi realizada uma análise descritiva onde os artigos foram categorizados  e descritos conforme os dados de publicação, autoria e equipamento utilizado. Os resultados apontam uma variedade de protocolos de utilização da termografia no estudo do Fenômeno de Raynaud e de seu comportamento na forma primária e secundária. Como conclusão identifica-se um grande uso da termografia na detecção de doenças do tecido conectivo. A maior parte destes estudos utiliza os seguintes critérios: Deve-se manter a sala entre 22°C e 23°C (graus Celsius). O estresse ao frio deve ser realizado com água entre 10°C a 20°C (graus Celsius). Acredita-se que um protocolo que adote os critérios listados baseados nas evidências dos estudos realizados, seja capaz de detectar o F.R.

Publicado
Jun 21, 2018
Como Citar
HEIMBECHER, Catia Terezinha; ULBRICHT, Leandra. Termografia aplicada ao Fenômeno de Raynaud: Artigo de Revisão Bibliométrica. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 4, p. 15-23, jun. 2018. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/64>. Acesso em: 18 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/pajmt.2017.4.15-23.
Seção
Artigos