Termografia na área biomédica

  • Leanderson Franco de Meira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eddy Krueger Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Eduardo Borba Neves Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Percy Nohama Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Mauren Abreu de Souza Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

A termografia é um método não invasivo, indolor e sem contato físico que gera imagens de alta resolução. Objetiva-se com este artigo apresentar as principais aplicações biomédicas da termografia na atualidade. Efetuou-se a revisão da literatura por meio de busca eletrônica nas bases Wiley Online Library, ScienceDirect, Scielo, Google Scholar, IEEE Xplorer, Elsevier, Medline, Pubmed. O idioma de preferência selecionado foi o inglês com as palavras-chave: medical termography, medical infrared images, thermographic assessment, thermography assessment e medical infrared imaging. Seguindo o método retrospectivo, efetuou-se a procura de trabalhos com uma janela de tempo dos últimos cinco anos, de 2007 a 2012. Constatou-se, com certo grau de detalhamento, a aplicação da termografia nas áreas da ortopedia, odontologia, cirurgia, esporte, oncologia, cardiologia, angiologia, endocrinologia, medicina forense, hemodinâmica, obstetrícia, fisioterapia, e ergonomia. Conclui-se que o uso da termografia em conjunto com observações clínicas ou outros exames adicionais, pode ser decisivo para definir o diagnóstico médico ou para avaliar a eficácia das modalidades terapêuticas empregadas.

Publicado
Ago 7, 2014
Como Citar
DE MEIRA, Leanderson Franco et al. Termografia na área biomédica. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 31-41, ago. 2014. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/12>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/2358-4696/pajmt.v1n1p31-41.
Seção
Artigos