Efeito da Massagem Terapêutica no Quadríceps Avaliada por Imagem Infravermelha: Relato de Caso

  • Alcione Angélica Santos Sakugawa Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
  • Franciele De Meneck 2. Doutora pelo Departamento de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Brasil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a resposta da temperatura da pele (Tsk) nas coxas (músculo quadríceps) após a massagem terapêutica unilateral através da imagem térmica. A massagem terapêutica unilateral na coxa esquerda foi realizada em voluntário saudável (51 anos) submetido a uma sessão de massagem terapêutica unilateral (deslizamento – Effleurage; e o amassamento - Petrissage) na coxa esquerda. As capturas das imagens térmicas foram realizadas nos seguintes momentos: pré-massagem, pós-massagem imediato, 5 minutos,10 minutos, 24 horas e 48 horas após a realização da massagem. As regiões de interesse analisadas foram as coxas direita e esquerda. Os resultados mostraram um aumento significativo da Tsk na coxa esquerda pós-massagem imediato e um aumento discreto na coxa contralateral nos intervalos analisados. A simetria térmica foi evidenciada em 48 horas após a massagem. Pode-se concluir que a massagem terapêutica promove mudança na Tsk com magnitude suficiente para ser mensurada instrumentalmente. A termografia infravermelha demonstrou ser uma ferramenta útil na avaliação da resposta víscero-cutânea antes e depois da sessão de massagem, possibilitando avaliar os efeitos de uma força mecânica manual sobre a Tsk.

Publicado
Mai 2, 2022
Como Citar
SAKUGAWA, Alcione Angélica Santos; DE MENECK, Franciele. Efeito da Massagem Terapêutica no Quadríceps Avaliada por Imagem Infravermelha: Relato de Caso. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 9, p. 002, maio 2022. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/109>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/pajmt.2022.9.002.
Seção
Relato de Caso