Tratamento Manual Osteopático da Cefaléia Analisado por Termografia: Relato de Caso

  • Berta Simon Nogueira de Almeida Fisioterapeuta, Doutora em Cinesiologia e Fisiatria, Scientific European Federation of Osteopaths.

Resumo

A cefaleia do tipo tensional (CT) é o tipo mais comum de dor de cabeça. A dor da cefaleia do tipo tensional geralmente é leve ou moderada e costuma ser descrita como compressiva. Essas cefaleias originam-se na região occipital ou frontal bilateral e difundem-se por toda a cabeça. O objetivo deste estudo foi apresentar por meio da imagens térmicas as alterações miofasciais e inflamatórias relacionadas a dor e mensurar o efeito do Tratamento Manual Osteopático (TMO) na temperatura da pele e na resposta a escala visual analógica de dor (VAS) de um paciente com cefaléia do tipo tensional. Para a análise das imagens térmicas, as regiões de interesse (ROIs) foram localizadas na região supra escapular bilateral (ROI1 e ROI2) e nos músculos suboccipitais (ROI3 e ROI4). Após a análise das imagens capturadas, pode-se observar um aumento da temperatura imediatamente após a intervenção com TMO (ROI1= 0,07oC; ROI2= 0,20oC; ROI3= 2,39oC; ROI4= 2,48oC), e uma diminuição da sensação de dor referida pela paciente (VAS de 3 para 0). Pode-se concluir que o TMO parece ser eficaz na diminuiçao da dor quando utilizado como tratamento da cefaléia do tipo tensional, provocando elevação da temperatura da pele sobre os músculos manipulados osteopaticamente.


 

Publicado
Mar 17, 2022
Como Citar
ALMEIDA, Berta Simon Nogueira de. Tratamento Manual Osteopático da Cefaléia Analisado por Termografia: Relato de Caso. Pan American Journal of Medical Thermology, [S.l.], v. 9, p. 001, mar. 2022. ISSN 2358-4696. Disponível em: <https://abraterm.com.br/revista/index.php/PAJMT/article/view/108>. Acesso em: 24 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.18073/pajmt.2022.9.001.
Seção
Relato de Caso