ABRATERMAssociação Brasileira de Termologia Entrar Associe-se
  1. Início
  2. Institucional
  3. Pareceres
  4. Nº 08
Parecer Nº 08 · Laudo

Exames sem laudo

  • 06/07/2012
  • Leitura de 1 min
Em uma frase

Imagens sem laudo só em caso de absoluta necessidade do paciente. O médico solicitante que as aceita assume a responsabilidade legal pela interpretação.

O que o parecer diz
  • A interpretação por não especialista tem alta taxa de erro.

“Os exames sem “laudo” somente devem ser liberados em caso de absoluta necessidade do paciente e com o intuito de promover o bem-estar deste.”

Trecho literal do parecer
Para quem
MédicosPacientes
Ir para o texto integral
Texto integral

O parecer, na íntegra.

NotaO resumo acima ajuda a leitura. O texto que vale é este.

Os exames sem “laudo” somente devem ser liberados em caso de absoluta necessidade do paciente e com o intuito de promover o bem-estar deste. Infere-se que, se o médico solicitante aceita as imagens sem laudo e baseia-se apenas na sua própria interpretação, é ele, então, o responsável médico-legal pelas conseqüências dessa interpretação.

Um estudo realizado por Vincent e colaboradores (1988) mostrou uma taxa de 39% de erro de diagnóstico para anormalidades clinicamente significativas, feitos por médicos não especialistas em diagnóstico por imagem.

Ver todos os pareceres